Em busca do melhoramento!

Data: 13/10/2017 15:09:04 Autor: Cristiano Leal – Gerente de Corte Europeu CRV Lagoa.

Teste de Performance é um método de seleção em que o animal é avaliado pelo seu desempenho, mantendo animais oriundos de rebanhos diferentes em um sistema de manejo uniforme, em uma estação central. Esse teste deve ser sempre realizado em grupos de animais da mesma raça ou composição racial e permite uma avaliação mais precoce do reprodutor, com reflexos importantes na definição do programa de seleção.

As vantagens de um teste de performance em um centro específico resumem-se, principalmente, na possibilidade de controle das condições ambientais (alimentação e manejo geral), permitindo avaliar diferenças de natureza genética, em animais procedentes de diferentes rebanhos, para características economicamente importantes; mensurar características de difícil avaliação em criações convencionais e a conscientização dos criadores das diferenças genéticas, quando em ambiente controlado.

Contudo, o CP CRV Lagoa tem o objetivo de identificar animais harmônicos e produtivos, indicados para a pecuária de ciclo curto, em que se almeja obter um produto ideal em menor tempo. Para isso, avalia-se o peso final do animal, o ganho médio diário (como medida de eficiência), escores visuais de carcaça (conformação, precocidade, musculatura – medidas que descrevem o biótipo animal), umbigo (característica de adaptabilidade), escore de temperamento (facilitador de manejo e correlacionado com ganho de peso), perímetro escrotal (indicador de precocidade sexual), Área de Olho de Lombo (indicativo do rendimento de carcaça), Espessura de Gordura Subcutânea (indicativo de qualidade, determinando a maciez da carne), marmoreio (determina também qualidade e a suculência da carne) e tipo (combina racial, aprumos e morfologia do aparelho reprodutivo).

Nos dias de hoje, para ser eficiente, o produtor precisa alinhar o seu sistema de produção com as exigências do mercado e com um menor custo de produção. Desta forma, as avaliações do CP CRV Lagoa, norteia-os na busca por animais eficientes e equilibrados em suas características produtivas. Quando falo equilibrado, estou me referindo a buscar animais que tenham DEPs superiores para várias características. Atualmente, quando um reprodutor é o numero 1 para ganho de peso e negativo para as características de carcaça, ele contribui menos que um reprodutor que tenha uma linha de DEPs um pouco superior à media para todas as características, ou seja, equilibrado.

A Senepol 3G participa do CP, desde 2013, e o que volta os olhos para esta seleção é justamente o equilíbrio entre desempenho e precocidade de terminação de carcaça. Quando compilamos os dados referentes a todos os anos de participação, a 3G obteve excelente resultados em um comparativo entre as DEPs de Peso e EGS (Espessura de Gordura Subcutânea). Seus animais estão no TOP 20% para Peso e 16% para EGS, quando comparado com todos os animais participantes do teste. Desta forma, é possível notar a superioridade do rebanho e o foco da seleção da 3G para as características produtivas.

No ano de 2013, primeiro ano de participação, a 3G sagrou-se campeã com o touro 3G Hunter TE e, em 2015, retornou ao topo com o touro Protheus da 3G FIV. Esses dois reprodutores sintetizam tudo o que foi comentado acima, devido ao equilíbrio de suas avaliações genéticas. Atualmente, são os reprodutores de maior importância para terminação de carcaça, dentro da bateria de reprodutores da raça Senepol da CRV Lagoa.